Monday, July 30, 2012

W31P24 - HDR da Igreja de Canela


Certamente não sou um "expert" em fotografia HDR, mas essa acho que ficou interessante. Para que ainda não conhece, HDR vem do Inglês: “High Dynamic Range” que numa tradução livre seria Faixa Dinâmica Larga.





Bom, o HDR nasce de uma constatação que vale a pena ser observada. Nossos olhos são muito superiores, em vários aspectos, que qualquer filme ou sensor inventado. Muito pela sua capacidade de foco, angularidade, capacidade de visão em pouca luz e resolução, mas também pela sua capacidade de compensar muito rapidamente variações de iluminação, ao ponto de sermos capazes de olharmos uma região com grande contraste de luzes e ainda assim reconhecermos os padrões ao seu redor, tanto na área clara quanto na escura.
Máquinas, filmes e sensores não são assim. Numa situação de grande contraste alguém vai perder. Ou se privilegia as áreas claras e as escuras ficarão irreconhecíveis, ou se privilegia as áreas escuras e as claras vão “estourar”, como se diz no jargão fotográfico.
O HDR nasce então da insatisfação com esta situação, e a busca de uma forma de se resolver este paradoxo.
A forma obtida vem da superposição de várias fotos. Cada uma delas é feita visando valorizar uma intensidade de iluminação - uma região da cena, e no fim das contas um software de edição é usado para mesclar todas estas imagens em uma só. O resultado é uma imagem que mostra todas as áreas da cena como corretamente iluminadas, como que compensadas por este processo.
Essa foto em particular foi obtida pela superposição de 5 fotos, feitas com 2/3 de ponto de separação entre elas. Como não tinha um tripé comigo o alinhamento não ficou perfeito, mas o software de edição que usei conseguiu fazer a correção. Aliás, ele se chama HDRtist PRO.
Fim da sequência da igreja :) Até a próxima!

Posted by Picasa

No comments:

Post a Comment